O que faz um vigilante? Quais as Principais Características de um vigilante?

O que faz um vigilante? Quais as Principais Características de um vigilante?

10 jan, 2019 | segurança privada

O que faz um vigilante e quais as suas responsabilidades é o que vamos procurar esclarecer neste artigo. Cada vez mais as pessoas têm percebido a importância do vigilante para a garantia e manutenção de segurança em diversos lugares. Mas ainda pessoas que confundem ou não sabem ao certo que tipo de atividades esses profissionais devem executar.

Confira a seguir o que faz um vigilante:

as Principais características de um vigilante estão relacionadas a responsabilidades  quanto a  proteção de empresas e organizações.

Algumas das funções e características de um vigilante são:

  • controle da entrada e saída de pessoas e automóveis;
  • verificar bagagens e cargas transportadas;
  • verificar a situação de aparelhos e equipamentos;
  • entre outras atividades.

Ele irá prezar pela ordem, organização e segurança de pessoas e lugares.

Ele atua de forma preventiva, observando e impedindo ações suspeitas.

Diversas áreas precisam da atuação de um segurança como: grandes empresas, indústrias, bancos, logística, educação, hotelaria, bares, administração pública, multinacionais, dentre outras.

O vigilante precisa ser disciplinado em suas atividades, nunca sendo omisso ou deixando de vigiar, fiscalizar e controlar as situações pois ele deve estar comprometido não só com a segurança, mas também com a dignidade das pessoas e com a satisfação do cliente que deve proteger.

Qual a diferença entre Vigia e Vigilante?

Vigia

  1. – O vigia deverá proteger e zelar pelo bem do patrimônio.
  2. É uma função estática e não é necessária uma preparação especial, ou seja, não é especializada.
  3. A pessoa só pode observar e fiscalizar um local e não pessoas.

 

O que faz um vigilante

  • O vigilante poderá exercer suas funções de vigilância tanto de patrimônios quanto de pessoas, além de realizar o transporte de valores e cargas valiosas.
  • É necessário que a pessoa passe por uma preparação para poder atuar, se formando em um dos cursos de formação de vigilantes.

Você pode ver mais sobre o perfil do vigilante na Lei 10.826/03.

As principais características do vigilante

RESPONSABILIDADE

O vigilante é um dos responsáveis pela vida das pessoas no local onde atua. Por isso deve ter disciplina para cumprir todas as rotinas e procedimentos planejados por sua equipe de trabalho. Como a rotina algumas vezes pode ser monótona, o bom vigilante deve manter-se atento durante toda a jornada.

DISCRIÇÃO

O vigilante deve manter uma postura discreta durante a realização do trabalho. Ele jamais deve fazer comentários ou passar qualquer tipo de informação sobre a rotina da empresa, durante o serviço ou fora do ambiente de trabalho.

BOA APRESENTAÇÃO

Uma boa apresentação pessoal também é uma das características de um vigilante. Como lidam diretamente com o público, estes profissionais devem passar uma imagem de profissionalismo e seriedade. O vigilante também precisa ter uma boa comunicação para se expressar corretamente com os funcionários e clientes da empresa onde atua.

MEMÓRIA E ATENÇÃO

O vigilante deve estar sempre atento, durante toda a jornada de trabalho, para identificar possíveis situações de risco. Para isso, uma boa memória visual também é importante, para guardar fisionomias, placas e veículos, dentre outros detalhes da rotina de trabalho.

CAPACIDADE DE REAÇÃO

Uma boa capacidade de reação é essencial para o profissional vigilante. É preciso manter o sangue frio em situações de risco, para tomar a atitude correta de acordo com o treinamento e os procedimentos planejados.

CURSO DE FORMAÇÃO DE VIGILANTES

A Cavig oferece o curso de formação de vigilantes, que torna o aluno apto para portar, com segurança, o armamento necessário para sua função. As preparações práticas, teóricas e psicológicas já estão inclusas.

Recentes publicações

Dia nacional do vigilante

Dia nacional do vigilante – Comemorações do dia 20 de junho

Dia nacional do vigilante aconteceu na CAVIG FORMAÇÃO DE VIGILANTES, no último dia 20 de junho de 2019 em comemoração ao Dia NACIONAL DO VIGILANTE, um dia inteiro...
O que faz um vigilante

O que faz um vigilante? Quais as Principais Características de um vigilante?

O que faz um vigilante e quais as suas responsabilidades é o que vamos procurar esclarecer neste artigo. Cada vez mais as pessoas têm percebido a importância do...
legislação segurança privada

legislação segurança privada no âmbito da segurança pessoal

legislação segurança privada no âmbito da segurança pessoal versam a realização da vigilância patrimonial de instalações e estabelecimentos públicos e privados e a...

Consultar posts

Não perca essa oportunidade

Acesse a página do curso e garanta sua vaga !

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *